Colaboradores da FECON-MG realizam visita a pacientes com câncer em homenagem a semana das crianças  

 


 

Para levar alegria às crianças diagnosticadas com algum tipo de câncer, os colaboradores da FECON-MG visitaram o Hospital da Baleia, uma instituição de saúde referência em tratamento oncológico que atende principalmente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fomos recebidos por Maria da Conceição, que é responsável pelas ações do atendimento humanizado do Hospital e ela afirma que sua missão não é apenas tratar, mas também cuidar desses pacientes. “Para mim isso não é só trabalho, mas principalmente uma missão de vida para que tudo dê certo para eles”, afirma.  Ela nos conduziu até o setor de crianças e adolescentes diagnosticados com câncer, que atualmente vivem uma situação delicada de luta diária pela vida. A maioria acompanhados pelos Pais, que vivem essa realidade diariamente junto ao filho. 

 

Juliene Almeida (feconmg, Maria da Conceição (hospital) e Lourdes Andrade (feconmg)

 

ATENÇÃO: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis (4.310 em homens e 4.150 em mulheres). Graças aos avanços da medicina cerca 84% das crianças com câncer sobrevivem 5 ou mais anos, sendo um grande avanço já que em meados da década de 1970, a taxa de sobrevida em 5 anos era de apenas 58%.

 

Cris Kelly, mãe de Gustavo de 6 anos que foi diagnosticado com Leucemia aos 4, fala sobre a realidade de ser mãe nesta situação:

“Quando nós recebemos o diagnóstico de um câncer, sem conhecer, entramos em choque, você pensa que o mundo vai acabar. Comecei o tratamento do Gustavo em 2020 e me deparei com uma rotina pesada sim, principalmente por causa dos medicamentos muito fortes, mas em contrapartida tudo feito aqui no hospital tem muito amor e as meninas do hospital são verdadeiras “fadas”. O hospital da Baleia dá um suporte impecável em necessidades básicas como: medicação, vestimenta e suporte médico, como oncologia, psicologia, além dos voluntários que toda semana estão aqui. Então são dias de luta, mas que passamos com muita fé em Deus e tranquilidade diante de toda ajuda que chega”.

 

Eles não estão sozinhos !

 

Como prova de que esses pais não estão sozinhos, conhecemos a voluntária Sara, pedagoga que presta atendimento a Gustavo, ela fala um pouco sobre: “Esse projeto busca ressignificar o hospital para as crianças, pois elas estão longe do espaço escolar e acaba que os estudos ficam em déficit, pois a maioria das crianças tem que ficar aqui em tratamento, além disso muitas são do interior. Então nós visitamos o hospital para realizar essas atividades no intuito de continuar o aprendizado das crianças”. 

 

Sara pede ajuda ao projeto e afirma que precisa de muitos materiais que diminuíram principalmente devido a pandemia, então a doação de brinquedos e materiais escolares de todos os tipos contribuem muito. Como? As doações podem ser entregues no próprio hospital da baleia ou procure a UEMG para os você possa ajudar.

 

 

 

 

Em nossa visita também conhecemos os Camilianos, um grupo de estudantes de teologia que estão se preparando para serem padres. Eles realizam ação solidária no hospital todas as sexta-feiras, tocando músicas infantis com violão e canto, levando assim energia e alegria para os pacientes em tratamento.

 

OS CAMILIANOS

OS CAMILIANOS

 

 

Ajude essa causa 

 

Cris, mãe do Gustavo, deixa uma mensagem para outros pais nesta situação: “A fé e pensamento positivo sempre serão indispensáveis, pois quando acreditamos que tudo pode dar certo, sempre dá. Às vezes estamos em um momento tão difícil, mas acredite, tudo passa e vai ficar bem!” 

 

Ela pede apoio ao Hospital da Baleia e existem muitas formas de ajudar, como: diversos materiais como fralda, leite, suplementos alimentares, cabelo para meninas em tratamento, e outros objetos úteis. Para ajudar é muito fácil, basta entrar em contato com o Hospital e procurar o setor responsável pelo recolhimento das doações, pelo site fica mais fácil ainda, basta acessar https://hospitaldabaleia.org.br/ e doar qualquer quantia em valor. 

 

A FECON-MG apoia as causas solidárias e você ? 

 

#JuntossomosMaisfortes

 


 

 

   Fique por dentro no universo FECON-MG e siga nossas redes sociais   !