A fim de valorizar a vida e oferecer alternativas de cuidados com a saúde mental foi criada a Campanha Setembro Amarelo.

Por que a campanha Setembro Amarelo é importante?

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens no mundo e uma triste realidade. Oficialmente em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo mundo, fora os episódios subnotificados.

A maioria dos casos pode ser evitada com o acesso a informações e a tratamentos adequados para cada pessoa. O assunto é considerado um tabu por muitos e por isso pouco se fala a respeito. O suicídio é um fenômeno complexo que afeta pessoas das mais diversas origens, idades e classes sociais e muitas vezes simplificado no julgamento de que as pessoas simplesmente desistissem.

A falta de informação, juntamente com estigmas dificultam a procura por ajuda e a prevenção. A maioria dos casos estão relacionados a alguma doença mental, como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar mas podem também estar relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

Devemos estar alertas a alguns sinais como: expressão de ideias suicidas, isolamento e ou distanciamento da família e amigos principalmente se anteriormente a pessoa anteriormente era socialmente ativa, agressividade, impulsividade, ausência de planos para o futuro ou abandono deles, queixas sobre angústia e falta de sentido de viver, despedidas e qualquer doença psiquiátrica não tratada.

Percebendo algum dos sinais, ofereça ajuda!

É de absoluta importância a empatia. Não julgar ou minimizar o sofrimento da pessoa. Para atendimento e ajuda a pessoa pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188, de forma gratuita, além de buscar unidades de saúde.

Toda vida importa! Ofereça amor e acolhimento!