A fim de conscientizar a todos sobre a importância da amamentação, a Organização Mundial da Saúde – OMS em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef criou a Campanha Mundial Agosto Dourado para incentivar e apoiar o aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.

Indispensável para o desenvolvimento de crianças até dois anos de idade, o leite materno contribui para o desenvolvimento cognitivo, protege contra alergias, diarreias e infecções respiratórias, diminui o risco de diabetes, hipertensão e desenvolvimento de obesidade.

A recomendação é de que a criança seja amamentada sempre que quiser, ou seja, amamentação em livre demanda. O número de mamadas em nada tem a ver com o leite ser insuficiente ou fraco. É natural que nos primeiros meses a criança mame com frequência e sem horários regulares. O leite do início da mamada mata a sede e o do fim da mamada contendo mais gordura, mata a fome do bebê auxiliando no ganho de peso.

É benéfico para o bebê e para a mãe também, que se recupera mais rapidamente depois do parto, por causa da oxitocina liberada durante a amamentação, que acelera o processo de retorno do útero ao tamanho natural e reduz o sangramento excessivo.

A amamentação é um direito assegurado pela lei. De acordo com o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),  “toda criança tem direito ao aleitamento materno e as mães têm o direito de amamentar seus filhos”.  Portanto a amamentação em lugares públicos deve ser respeitada.

 

É importante respeitar, incentivar e apoiar!