1º PINGA FOGO DE 2018 FOI UM SUCESSO

1º PINGA FOGO DE 2018 FOI UM SUCESSO

Com aproximadamente 40 participantes, o Fórum de Debates aconteceu no dia 25 de abril e teve como tema os “Aspectos gerais e mudanças na gestão de SST para o eSocial”.

Na última quarta-feira, dia 25, aconteceu na sede da Fecon MG o 1º Pinga-Fogo – Fórum de Debates de 2018. O Engenheiro Mecânico e Engenheiro da Segurança do Trabalho, Neirimar Alves Gonçalves, foi o palestrante da noite e forneceu informações sobre o tema “Aspectos gerais e mudanças na gestão de SST para o eSocial”.

O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é um projeto do Governo Federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Aproximadamente 4% das empresas sofrem fiscalização dos Órgãos do Governo e com a implantação do eSocial essa fiscalização passa a ser online com um alcance de 100%.

Citando o membro do Comitê Gestor do eSocial e Auditor Fiscal no Ministério do Trabalho, José Alberto Maia, Neirimar comunicou que a área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é a área mais atingida pelo eSocial por causa da falta de controles atuais. Devido a isto, as empresas precisam começar a ajustar os seus processos, sistemas e controles em relação a Medicina e Segurança do Trabalho para iniciar, assim, o lançamento das informações de 2018 no próximo ano.

Todas essas mudanças na gestão de SST para o eSocial impactam diretamente os profissionais e empresas envolvidos (Profissionais de SST, Empresas Contábeis/Contadores, Administradores, Recursos Humanos, Consultores de RH, Departamento Pessoal, TI – Tecnologia da Informação, Jurídico, Financeiro, Empregador) e estes deverão estar cientes do lançamento dos seguintes documentos em 2019: PPRA, PGR, PCMAT, PCMSO, Laudo de Insalubridade, Laudo de Periculosidade, CIPA e Laudo Ergonômico.

Com bastante interação participantes com o palestrante, o debate foi um sucesso e este terminou esclarecendo as dúvidas gerais.

O Pinga-Fogo, um evento mensal organizado pela Fecon MG, é gratuito e sendo assim pede apenas que cada participante forneça 1kg de alimento não perecível para doação. Em parceria com a Cidade Refúgio, uma Escola de Empreendedorismo para moradores de rua, este mês cerca de 40kg de alimento foram arrecadados e serão doados para o projeto.

Confira fotos do evento aqui.