Entrevista com o Vice-Presidente de Caravana do Saber e Capacitação Técnica - Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais

Entrevista com o Vice-Presidente de Caravana do Saber e Capacitação Técnica

Há anos a contabilidade tem evoluído de forma repentina e irreversível, fazendo com que os profissionais da área se desdobrem na mesma proporção, a fim de acompanhar o mercado e, acima de tudo, as expectativas dos clientes.

Entender legislações diversas, bem como fazer a aplicação da mesma no dia a dia não tem sido uma tarefa fácil para se realizar individualmente, sendo necessário a intervenção e o apoio de especialistas e empresas que atuam no seguimento.

A Fecon MG e os diversos Sindicatos dos Contabilistas de Minas Gerais, preocupados com esse suporte aos profissionais, criaram a Caravana do Saber, que consiste em uma estrutura montada de cursos e instrutores capacitados para rodar todo o nosso estado, levando conhecimento e a troca de experiências a baixo custo.

Investir na qualidade dos cursos e no aprimoramento dos nossos instrutores é a nossa grande meta, formando alunos cada vez mais exigentes e focados.

Para falar um pouco mais da Caravana do Saber, entrevistamos o Vice-Presidente da Fecon MG, Celso Guimarães, responsável pelo desenvolvimento da área de ensino e capacitação técnica.

O que é a Caravana do Saber e seus principais objetivos?

Celso Guimarães: A Caravana do Saber teve seu início em 2010, em uma parceria da Fecon MG e FECOMÉRCIO MG, e leva esse nome pois os instrutores fazem uma rota de cursos em cidades próximas. Hoje, a Caravana do Saber segue em parceria com o Projeto de Educação Continuada do CRCMG, com o objetivo de levar atualização e aperfeiçoamento profissional para a classe contábil e empresarial de todas regiões do Estado, bem como fortalecer os Sindicatos e Associações ligados à Federação dos Contabilistas de Minas Gerais.

Como funciona a Caravana do Saber?

Celso Guimarães: A Fecon MG é responsável por fazer a intermediação entre os Sindicatos e Associações de Profissionais da Contabilidade interessados em oferecer os cursos através da parceria com o CRCMG.

À partir da necessidade de cada região, a Fecon MG promove e apoia a realização dos cursos.

Importante frisar que a maioria dos cursos oferecidos pontuam para a EPC–Educação Profissional Continuada do CFC, tornando-se um diferencial do nosso projeto.

Quais são as expectativas para a Caravana do Saber em 2017?

Celso Guimarães: Em 2017, o objetivo da Fecon é capacitar ainda mais os Instrutores, tendo como consequência uma qualidade maior dos nossos cursos, a fim de atender as expectativas dos alunos, levando novidades e gerando debates em alto nível.

Esse alinhamento e controle de qualidade serão alcançados ouvindo a opinião dos participantes dos cursos, através de Fichas de Avaliação Individual, em que os Temas, Conteúdos e Instrutores serão pontuados, e a meta é obter satisfação superior a 90%.

Como levar a Caravana do Saber para sua região?

Celso Guimarães: Como já dito, a Caravana do Saber tem como objetivo atender as expectativas da sua região.

Solicite ao seu Sindicato ou Associação dos Contabilistas, que organizem cursos de acordo com a necessidade da classe, lembrando sempre do compromisso que cada um de nós temos em fortalecer as nossas entidades, promovendo a integração e a união da classe contábil.

Após a sua solicitação, o Sindicato fará contato com a Fecon MG para que proceda a intermediação junto ao CRCMG.

Mensagem do Vice-Presidente para os profissionais da contabilidade

Tão importante quanto o cumprimento dos prazos das obrigações principais e acessórias, é a qualidade das informações prestadas.

Busque qualificação e explore oportunidades de aprendizado, só assim a nossa classe poderá agregar valor à nossa profissão, além de se tornar um diferencial para os nossos clientes e usuários da contabilidade.

Participe dos Cursos da Caravana do Saber e acima de tudo opine, nosso desafio será sempre a sua satisfação.

Fecon MG e Sindicatos dos Contabilistas, juntos por uma representação justa.

Autor: Fecon MG

Leia outros artigos

Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais

Av. Afonso Pena nº 867, Salas 615 a 622 - Centro
30130-905, Belo Horizonte-MG
Telefone: (31) 3201-1492
E-mail: fecon@feconmg.org.br
Visite Nossa Página no Facebook

Receba Nossas Notícias